quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Entrevista com Sophie Madeleine



Entrevista exclusiva com Sophie Madeleine


A cantora inglesa Sophie Madeleine se descreve como uma "senhorita velha", que adora curtir um bom chá e um delicioso pedaço de bolo - afinal, ela é britânica. No entanto, basta ver um vídeo de Sophie para descobrir que ela é também uma garota doce, tímida e muito talentosa. "Eu prefiro observar e contemplar do que ser o centro das atenções". Mas é praticamente impossível não se tornar o alvo dos olhos e ouvidos atentos dos viciados em música quando um ukulele  e uma voz doce, porém marcante, são seus instrumentos de trabalho.

E é por essas e outras razões que Sophie é sucesso no MySpace e Youtube: com doses de criatividade e originalidade, a cantora de 26 anos - que há dois aprendeu a arte de tocar o ukulele - descobriu como viver daquilo que mais gosta. "Música é a única coisa que eu quero fazer da vida. Eu não quero ser uma estrela. Quero uma carreira com longevidade, o que significa escrever canções para as outras pessoas e para mim também", revelou. Confira a entrevista exclusiva que Sophie Madeleine concedeu ao ComTatos.

Como você aprendeu a tocar o ukulele?

Eu aprendi a tocar sozinha escutando músicas que gosto. A primeira música que aprendi foi Something, do George Harrison. Eu acho que ela foi composta com um ukulele, então não foi tão difícil de aprender. Eu já tocava violão, então não foi complicado para aprender a tocar o ukulele. Eu pensei "São apenas 4 cordas. Quão difícil isso pode ser?".

Eu li que você ganhou o ukulele do seu namorado. Vocês ainda estão juntos?

É verdade - meu primeiro ukulele foi meu namorado da época que me deu. Mas nós não estamos mais juntos - ele quebrou meu coração. Eu comprei mais dois desde que ele me deu o primeiro. E não toco mais o que ele comprou para mim.

Antes de ganhar o ukulele, você já conhecia o instrumento? Tinha curiosidade para tocar?

Eu nunca tinha tocado um ukulele antes de ter um. Mas, eu já estava querendo aprender a tocar um novo instrumento - eu toco piano e violão também e já estava cansada deles porque tudo que eu compunha parecia soar igual. Eu sempre achei que o ukulele tinha um som suave, então, acho que já tinha a curiosidade.

O que você gosta de ouvir?

Tem muitas músicas que gosto de ouvir. Mas é justo dizer que eu gosto mais das coisas que não são da minha época - eu não escuto muito música contemporânea e é raro eu escutar rádio. Eu gosto de músicas mais velhas, dos grandes compositores do passado. Ella Fitzgerald é minha cantora favorita. Também amo qualquer coisa dos anos 1960 - Beatles, Francoise Hardy, Burt Bacharach, Rolling Stones, The Kinks, Bob Dylan, Joni Mitchel... tem muito mais, eu poderia listar músicas o dia todo...

Um amigo meu me mostrou Heart you online no youtube. Foi como conheci seu trabalho. Qual foi sua primeira música na internet?

Meu primeiro vídeo foi Beardsong/Ode to Beard, que escrevi com a Hannah e logo gravamos I heart you online. Mas eu já tinha outras canções minhas no MySpace.

Como você descreveria sua música?

Eu acho que minhas músicas representam minhas personalidade. Quando você as escuta, você está realmente me escutando, como pessoa. Eu posso até não sentir mais o que a música diz - algumas delas eu escrevi há muito tempo e eu não me sinto mais do jeito que elas descrevem. E algumas das minhas músicas não são baseadas em fatos reais, mas sim na possibilidade desses fatos acontecerem. Algumas são melancólicas, outras são doces. Mas o jeito que componho é uma representação verdadeira do jeito que eu penso.

Qual a diferença entre as suas canções e as canções que você toca com a Hannah?

As canções que eu canto com a Hannah são apenas por diversão. Nós não nos vemos muito, mas quando nos encontramos, nos divertimos o tempo todo e agimos como idiotas. É quando criamos as canções e não nos preocupamos se elas parecem estúpidas. Elas apenas vão saindo e são sempre sobre assuntos que nós duas nos importamos. Quando escrevo as minhas músicas, eu gosto de levar o tempo que for preciso e escrever algo que realmente signifique muito para mim pessoalmente e que outras pessoas possam se identificar.

Muitas pessoas conhecem suas músicas e realmente gostam. Quando você começou a colocar vídeos no youtube e no myspace, você já estava esperando o sucesso ou foi uma surpresa?

Foi uma surpresa completa. Eu não esperava que tantas pessoas se interessariam pela minha música. É maravilhoso como a internet me possibilitou fazer tantos novos amigos e fãs.

Por que você decidiu colocar suas músicas na internet?

Eu coloquei primeiro Beardsong/Ode to Beard no Facebook para animar a Hannah. Ela estava se sentindo um pouco desanimada, então pensei em gravar a música que escrevemos juntas e mandar para ela. Antes disso, colocava minhas músicas no MySpace como uma autopromoção, para que as pessoas pudessem ouvir o que eu faço. Mas não tinha muitos ouvintes porque ninguém me conhecia até então.

Como e quando você percebeu que tinha esse talento para música?

Minha mãe me fez aprender a tocar piano quando eu era criança, e depois eu aprendi a tocar violão. Mas eu não era muito boa em nenhum dos dois. Quando eu era adolescente, tinha alguns problemas, então eu escrevia músicas para tentar expressar minhas emoções. Era muito difícil lidar com elas. Mas, ninguém nunca ouviu minhas primeiras composições - o que é bom, porque eram terríveis. Depois eu decidi que queria estudar música porque era a única coisa que me importava. Na escola, meus tutores me encorajaram e começaram a elogiar o meu trabalho. Eu acho que eles foram os primeiros a ouvir minhas músicas.

O que você faz no seu tempo livre, além de escrever e cantar?

Eu não gosto de levar a vida tão a sério, então adoro dar risada. É o que mais gosto de fazer. Especialmente com amigos - rir sozinho é meio estranho. Eu também adoro comprar muitos cardigans, tenho muitos. E amo comida - às vezes, até demais - no momento, estou obcecada por tortas.


Fonte: www.comtatos.net

3 comentários:

  1. me apaixonei pelo se trabalho des do primeiro momento que ouvi a sua musica (The knitting song)
    e tudo que ela falou sobre as musicas e magico pois eu sinto a mesmas emoções que ela quer passar
    sou muito mais muito fâ mesmo!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro a Sophie, conheci ela por causa do ukulele, estava procurando musicas p ouvir q tivesse ukulele e de repente. pá.. lá estava ela e amei.. *-*. e por falar nisso, alguém sabe onde baixo as músicas dela? obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Pessoal,
    Onde encontro os cds ou discos de Sophie Madeleine no brasil? Amei o trabalho dela mas queria ter tudo que ela ja gavou, ouvi no caro, aprender a tocar, etc.

    ResponderExcluir